Eduardo Cabrita garante que Portugal está “mais preparado do que alguma vez esteve”


O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, garantiu hoje no parlamento que Portugal está “mais preparado do que alguma vez esteve para enfrentar” o problema dos incêndios florestais.

“Enfrentamos aquilo que são os problemas reais com respostas efetivas. Face à dimensão do problema, Portugal está mais preparado do que alguma vez esteve para enfrentar este problema”, disse Eduardo Cabrita.

O ministro adiantou que Portugal está “mais preparado, porque, ao contrário do que sucedia, a prevenção foi a prioridade deste inverno”.

”Essa é uma vitória dos portugueses, autarquias, proprietários e todos aqueles que se mobilizaram no esforço nacional de limpeza das florestas”, realçou.

“Só o CDS e o PSD é que ainda falam em época de incêndios. Acabou a época de incêndios. Os incêndios e a segurança são uma prioridade todo o ano”, sustentou.

Eduardo Cabrita afirmou que, no ano passado, acabou a época de incêndios, que tinha a sua fase mais crítica nos meses do verão, porque “a maior tragédia foi em junho e em outubro”.

Segundo o governante, vai passar a existir “uma gestão flexível” de meios aéreos que vão estar disponíveis todo o ano.